GBUP Center

Fórum sobre Plastimodelismo
 
InícioInício  CalendárioCalendário  FAQFAQ  BuscarBuscar  MembrosMembros  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-se  

Compartilhe | 
 

 Ferrari 250 GTO

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Seu Luiz

avatar

Mensagens : 244
Data de inscrição : 04/02/2009
Idade : 66
Localização : Bauru

MensagemAssunto: Ferrari 250 GTO   Qua Fev 04, 2009 10:11 pm

Bem pessoal,

Estou montando esse kit para um amigo meu do grupo de plasti aqui de Bauru, o famoooso Sr. Carlos cheers .

Ele só monta barcos mas é louco por carros!!!

É uma Ferrari 250 GTO, um ícone da marca que só por ser Ferrari já é um ícone.

É considerada uma das mais finas de todas as Ferrari e foi criada para uso normal mas após ganhar várias corridas na classe dos 3.0 Litros se tornou mais famosa e cobiçada ainda.
A carroceria GT foi aerodinamicamente otimizada e o resultado foi uma perfeita combinação entre engenharia e beleza.
A frente da 250 GTO é particularmente atrativa com suas três entradas de ar para refrigerar o motor de 2953 CC.
A 250 GTO foi apresentada a primeira vez in 1962.
Graças a seu motor V 12 e a seus 300 Hp e à boa aerodinâmica alcançava a marca de 280km/h com aceleração de 0 a 100 in exatos 5,6 segundos.
Por três anos seguidos (62, 63 e 64) a GTO dominou a categoria dos 3.0 litros em grande estilo.

O Kit é da Revell Alemã, um pouquinho(bem pouquinho) melhor que a Revell normal, mas é Revell, com alguns detalhes e barbeiragens de planejamento que fazem a vida do modelista ficar mais emocionante. confused

Tem algumas marcas de injeção e ninguém merece aquelas estacas de plástico que vêm segurando a capota (duas no para brisa dianteiro e duas no trazeiro) além de uma em cruz no alojamento do motor.
Pra cortar precisa de uma motosserra .

A parte de baixo da frante do carro vem em duas partes e se você colar antes de pintar, depois vai ser uma guerra pra colocar o chassis com o radiador.
A planta orienta a colar depois de pintado, mas aí vai ficar uma emenda legal Evil or Very Mad

A tampa do radiador é pra ficar alinhada com uma abertura que tem logo à frente do capô do motor, mas ela fica bem pra frente e some no fechamento, tornando a tampa sem utilidade.

Vamos ao kit:







O kit no primer.
Utilizei o primer da Mr. Base White 1000.
É um primer super fino e que dá um acabamento que até parece a pintura final.
Utilizei o branco pois a cor vermelha exige uma base branca e outra amarela pra não "apagar".









Aqui com a pintura definitiva já lixada, só esperando o verniz.
Em busca de referência, descobri que esse modelo 1962 foi pintado com o "Rosso Corsa", usado no kit.
Vale lembrar que antes da aplicação do Rosso Corsa foi dada uma demao de amarelo pra "acender" o vermelho.













Alguns detalhes:
Chassis com algumas peças da suspensão e diferencial.



Detalhamento do motor.
Resolvi dar uma "melhorada", começando pelo cabeamento da velas.



Aqui com os canecos do carburador. São 6 weber duplos


Um close do motor.
Repare que não existe a terceira polia para a correia dentada. O acionamento dos comandos é feito por corrente que fica dentro do motor.
















Motores que estou usando como referência.




Hoje só existem três dessas Ferraris 250 GTO, todas em mãos de colecionadores, tendo sido a última arrematada por US$ 50 milhões, sendo:

- Uma vermelha que foi fabricada com o chassi nº 3757 em 1962 e foi usado em várias corridas entre 1962 e 1965 e foi adquirida por Nick Mason em 1978

- Uma azul com faixas brancas (número 24) foi fabricada com o chassis nº 3987 e foi vendida para a Mecom Racing do Texas em 1962 e ganhou o TT Nassau dirigida por Roger Penske. Em 1963 ganho o GT Class em Sebring

- Uma verde com a frente branca, chassis nº 4491 um carro da British Petroleum que ganhou várias corridas em 1963 e 1964. Em 1974 a Piper(???) comprou o carro e em 1981 foi vendida para a Itália (acho que foi esse que foi arrematado por um milionário desconhecido).

Essas são as únicas 250 GTO originais existentes.
Foram fabricados somente 33 exemplares da 250 GTO e cada carro exigia 1600 horas de trabalho até ficar pronto
O projeto original foi baseado no da 250 GT Berlinetta Passo Corto.

Aqui alguns detalhes da suspensão.
Não se assustem com os defeitos que aparecem na foto. É que foram tiradas com uma lente muito potente mas a vivo não se vê.
As molas vermelhas foram invenção minha, assim como algumas peças da suspensão dianteira e trazeira que ainda não foram colocadas e que pintei de vermelho pra fazer um detalhe e acompanhar a cor do carro












Essa tubulação cor de laranja não existe no kit original e vai simular a tubulação de alimentação dos carburadores com uma extremidade sainda da bomba de gasolina (que também não existe e vou ter que fazer) e outra ponta vinda do tanque de combustível.

Agora estou trabalhando na fiação dos dois distribuidores (um pra cada conjunto de 6 cilindros) na mangueira de agua do radiador e na fixação da tubulação de combustível. Logo mais tem atualização.

Críticas, sugestões, palpites e pentelhações serão bem vindas.

Um abraço,
Seu Luiz
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Guto

avatar

Mensagens : 530
Data de inscrição : 31/01/2009
Idade : 45
Localização : BAURU

MensagemAssunto: Re: Ferrari 250 GTO   Qua Fev 04, 2009 10:27 pm

Rapaz!!! para tudo e fica só com o motor...está ficando muito legal!!! Shocked

[]'s
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
a.giroldo

avatar

Mensagens : 53
Data de inscrição : 01/02/2009
Idade : 47
Localização : Bauru

MensagemAssunto: Re: Ferrari 250 GTO   Qua Fev 04, 2009 10:58 pm

Essa estou esperando pra ver finalizada... cyclops cyclops

Com este começo já da pra imaginar o final da obra.

Seu Luiz, se o Sr. começar alguma das Porsches em resina (maravilhosas !!!) , não esquece de postar as fotos pra gente acompanhar o trabalho...

Abraços !!!
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Seu Luiz

avatar

Mensagens : 244
Data de inscrição : 04/02/2009
Idade : 66
Localização : Bauru

MensagemAssunto: Re: Ferrari 250 GTO   Seg Fev 09, 2009 8:16 pm

Guto,

Realmente ficou quase do jeito que eu queria. Infelizmente não tem mais espaço pra detalhar melhor.
Não tem onde colocar a haste que aciona os carburadores (aquele cabo que vem do acelerador e é preso num baçancim e que permite a abertura de admissão.) No

André, Bem que eu queria já ter começado a Porsche mas estive estudando a danada e vai dar um trampo danado.
Tem que pintar o kit em três cores, sendo que todas elas são coma máscara em curva bom bom
E ainda tem um monta de DTM na fila....

Obrigado a todos pela visita.

Estou com problemas para postar uma atualização. Não estou conseguindo acesso ao "Upload" do Photobucket.

Vou esperar até amanhã e depois vou partir pra outras hospedagem de fotos.

Um abraço,
Seu Luiz
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Seu Luiz

avatar

Mensagens : 244
Data de inscrição : 04/02/2009
Idade : 66
Localização : Bauru

MensagemAssunto: Atualização 11/02/09   Ter Fev 10, 2009 10:42 am

Pessoal,

Aí vai mais uma pequena atualização da 250 GTO.

O motor está terminado cheers cheers













Como todo carro bem conservado, as peças são originais. Preste atenção no filtro de óleo com a logomarca da Ferrari affraid


Aqui a carroceria no lugar (mas ainda sem terminar)













Uma vista do motor por baixo.


O chassis sem terminar.


Detalhe do interior com os instrumentos já na posição definitiva.










É isso aí, pessoal.

Essa é a fase mais demorada pois cada detalhe toma muito tempo, mas o que vale é o resultado.

Palpitem!!!

Um abraço,
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
DanielCastro

avatar

Mensagens : 453
Data de inscrição : 14/01/2009
Idade : 42
Localização : Naquele Lugar:)

MensagemAssunto: Re: Ferrari 250 GTO   Ter Fev 10, 2009 8:04 pm

Fala Seu Jorge

Excelente montagem !!!!, parabéns !!!!, mais ainda acho que devia ser amarela lol!



[]´s

Daniel
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Convidad
Convidado



MensagemAssunto: Re: Ferrari 250 GTO   Qua Fev 11, 2009 9:49 pm

Luis,a Ferrari está ficando simplesmente maravilhosa...quanto ao que o Daniel disse dela ser amarela, me desculpem mas Ferrari que se preza pode ser de qualquer cor desde que ela seja vermelha...risos !
Quanto aos barcos que eu monto, eles são sempre de madeira apesar desde blog ser dedicado ao plastimodelismo.
Assim que o Daniel colocar aqui como se envia fotos, vou enviar algumas do meu último projeto...um catamarã contolado por rádio e que pode navegar à vela e a motor.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Seu Luiz

avatar

Mensagens : 244
Data de inscrição : 04/02/2009
Idade : 66
Localização : Bauru

MensagemAssunto: Re: Ferrari 250 GTO   Qua Fev 25, 2009 10:32 pm

Embora seu Carlos seja um "barqueiro", demonstra bom gosto.
Conconrdo plenamente com sua opinião
"Ferrari pode ser de qualquer cor, desde que seja vermelha...".

E pra não falarem que aposentado não faz nada, aí vai mais uma pequena atualização.

Uma geral do chassis terminado


Detalhe da suspensão dianteira




Suspensão dianteira e trazeira


Suspensão trazeira



As rodas


Interior terminado com direito e Cavalinho Rampante no centro da direção...


A direção em Photo Etched que deu o maior trampo pra adaptar pois tive que aproveitar somente o aro da direção original e adaptar o photo etched com lima e muito cuidado que era maior que o aro


Uma pré-montagem (agora acho que é premontagem???) com o parabrisa dianteiro já com aplicação de Bare Metal.










Detalhe do interior.


Só não vai ficar melhor porque alguns detalhes do kit não deixam opção pra melhorar.
Se vocês repararem, a alavanca de câmbio, se for colocada no tamanho que vem vai ficar acima do painel do carro e tive que cortar, só que aí a curvatura original da alavanca foi pro espaço.
A bola da alavanca de câmbio, se for considerada a proporção do kit, deve ser maior do que uma bola de basquete.

A alvanca do freio de mão se for aplicada como manda a planta do kit vai bater no painel.

Os encaixes são outra coisa séria nesse kit. Só existem pra dizer que tem, pois nenhum encaixa, nem os das rodas.

Mas está indo.

Agora estou na fase de acertar os Photo Etches que também não encaixam. Então, passa a lima, mede, passa a lima, mede, passa a lima.......
até que um dia fica bom (se não estragar antes...).

Assim que possível e os pintores terminarem o serviço aqui em casa, vou partir pra pintura definitiva.

Sugestões, críticas, palpites e observações serão bem vindas.

Até mais,

Um abraço,
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Convidado
Convidado



MensagemAssunto: Re: Ferrari 250 GTO   Qui Fev 26, 2009 6:53 am

Luiz,

Independentemente da cor escolhido, a GTO está ficando muito bonita... Cool Cool
Voltar ao Topo Ir em baixo
DanielCastro

avatar

Mensagens : 453
Data de inscrição : 14/01/2009
Idade : 42
Localização : Naquele Lugar:)

MensagemAssunto: Re: Ferrari 250 GTO   Qui Fev 26, 2009 8:55 am

Fala Seu Luiz

Muito bom !!!!, a Ferrari está excelente Very Happy

[]´s

Daniel
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Convidado
Convidado



MensagemAssunto: Re: Ferrari 250 GTO   Qui Fev 26, 2009 9:35 am

Dois detalhes:

A alavanca de câmbio realmente é disproporcional. Não parece aqueles antigos enfeites com um caranguejo dentro?? What a Face What a Face

Outra coisa: A direção não ficou fora de centro?? Percebam que duas abas da photo etched têm dois furos e uma tem 3... Shocked Shocked
Voltar ao Topo Ir em baixo
Seu Luiz

avatar

Mensagens : 244
Data de inscrição : 04/02/2009
Idade : 66
Localização : Bauru

MensagemAssunto: Re: Ferrari 250 GTO   Qui Fev 26, 2009 11:08 am

Moçada,

Muito obrigado pela visita e opiniões.

Sandrão,
Também achei estranha a furação, mas segui as orientações do manual do Photo Etched que mandava cortar fora o miolo da direção do Kit e aplicar no lugar dele o Photo Etched.
Repare que se eu fosse centralizar o PE e deixar o raio de baixo só com dois furos, os dois raios laterais iam descer e a curvatura da direção ia me obrigar e cortar um pouquinho de cada um, o que muito provavelmente ia chegar bem na beirada do furo de fora desses raios.
Como na hora em que colocar a carroceria ninguém vai ver a direção de frente, dificilmente esse detalhe será notado.

Um abraço,
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Convidado
Convidado



MensagemAssunto: Re: Ferrari 250 GTO   Qui Fev 26, 2009 1:26 pm

Luiz,

Eu entendo... O cara que projetou a photo etched é que deu uma mancada. Raramente este tipo de problema não acontece. A gente compra pensando que vai ser uma maravilha e quando começa a detalhar as peças não encaixam, sobram ou faltam no tamanho, o manual tá com referência errada, etc. No No No

Depois realmente estes detalhes não irão aparecer... cheers
Voltar ao Topo Ir em baixo
Jorge Bachega

avatar

Mensagens : 138
Data de inscrição : 31/01/2009
Idade : 39
Localização : Bauruzão

MensagemAssunto: Re: Ferrari 250 GTO   Sex Fev 27, 2009 2:14 pm

Essa Puma está ficando jóia!!! lol!

merecia ser pintada de azul clara, botar um teto solar, rebaixar um pouco e colocar umas rodas 18" aí sim ia ficar a cara do seu Carlosh
affraid
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Seu Luiz

avatar

Mensagens : 244
Data de inscrição : 04/02/2009
Idade : 66
Localização : Bauru

MensagemAssunto: Re: Ferrari 250 GTO   Sab Mar 14, 2009 12:45 am

Bom pessoal,

Demorou mas terminei o kit.

Daniel, favor alterar para "Terminados"

Pra quem não viu ao vivo na reunião, aí vão algumas fotos da danada terminada.

Detalhes do chassis que até que deu um visual interessante!






Detalhe da frente.
Dei uma incrementada com um pedaço de grade pintada de preto que eu tinha e um sticker do Cavalinho mais famoso do mundo




Detalhe do cinto que era usado pra prender o capô (era um cinto de couro, igual ao de calça geek )


Detalhe do fechamento do compartimento de acesso à tampa do radiador


Detalhe da porca de cubo rápido em Photo Etches com aplicação de um segundo Photo Etched com o cavalinho Rampante devidamente pintado de amarelo e revestido com cola de transparência.


Detalhe do escapamento com aplicação de abafadores de Photo Etched.


Geral do kit.


















Detalhe da tampa do alojamento do radiador aberta


Bão pessoal,
Agora é partir pro próximo.

Sugestões, críticas, palpites, bedelho, pitacos, apurrinhações, pentelhações, etc, etc, etc, serão bem vindas.

Um abraço,
Seu Luiz
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Marcio Senger

avatar

Mensagens : 1016
Data de inscrição : 31/01/2009
Localização : em casa

MensagemAssunto: Re: Ferrari 250 GTO   Sab Mar 14, 2009 7:32 am

Ficou linda....apesar de montar militaria (e colocar a lona e barro), mas as coisas bem feita tem que ser adimirada...
Agora é só levar o caminhãozinho pra nóis detonáááááá....

lol!
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Convidado
Convidado



MensagemAssunto: Re: Ferrari 250 GTO   Sab Mar 14, 2009 7:54 am

Parabéns Luiz, ficou muito bonita... Basketball

Ao invés do Daniel mudar o tópico todo, você mesmo poderia postar as fotos da Ferrari pronta direto em um novo tópico em "Montagens Concluídas", ok??
Voltar ao Topo Ir em baixo
Jorge Bachega

avatar

Mensagens : 138
Data de inscrição : 31/01/2009
Idade : 39
Localização : Bauruzão

MensagemAssunto: Re: Ferrari 250 GTO   Sab Mar 14, 2009 9:40 am

pra quem é, ta bom demais!!! lol!


brincadeira a parte, ficou muito bonita!!! gostei da janela que abre rabbit
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Eng. Marcelo

avatar

Mensagens : 526
Data de inscrição : 02/02/2009
Idade : 50
Localização : Bauru SP

MensagemAssunto: Re: Ferrari 250 GTO   Sex Mar 20, 2009 11:46 pm

Parabéns Sr. Luiz!
Realmente ficou muito boa mesmo.
Não deixa nada a dever para os grandes plastimodelistas de autos.
Para quem não tinha ninguém que montava carros, o GBUP está dando show.
Em Catanduva só não levou o trofeu porque não estava na temática.
Semana que vem termina mais quantos?
Eta vida boa de aposentado!
Um dia pretendo também montar 3 barcos por semana. Mesmo porque se não fizer isso, vou ter que deixá-los para o meu filho.
Valeu!
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: Ferrari 250 GTO   

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Ferrari 250 GTO
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Ferrari F40 - Tamiya
» Ferrari 250 Califórnia uma filha muito querida !!!!!
» Ferrari 430 Spider
» Ferrari Breadvan "tunning"
» Ferrari Enzo - "FIORANO"

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
GBUP Center :: GBUP Plastimodelismo :: Montagens em Andamento-
Ir para: