Bem pessoal,
Estou montando esse kit para um amigo meu do grupo de plasti aqui de Bauru, o famoooso Sr. Carlos
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Ele só monta barcos mas é louco por carros!!!
É uma Ferrari 250 GTO, um ícone da marca que só por ser Ferrari já é um ícone.
É considerada uma das mais finas de todas as Ferrari e foi criada para uso normal mas após ganhar várias corridas na classe dos 3.0 Litros se tornou mais famosa e cobiçada ainda.
A carroceria GT foi aerodinamicamente otimizada e o resultado foi uma perfeita combinação entre engenharia e beleza.
A frente da 250 GTO é particularmente atrativa com suas três entradas de ar para refrigerar o motor de 2953 CC.
A 250 GTO foi apresentada a primeira vez in 1962.
Graças a seu motor V 12 e a seus 300 Hp e à boa aerodinâmica alcançava a marca de 280km/h com aceleração de 0 a 100 in exatos 5,6 segundos.
Por três anos seguidos (62, 63 e 64) a GTO dominou a categoria dos 3.0 litros em grande estilo.
O Kit é da Revell Alemã, um pouquinho(bem pouquinho) melhor que a Revell normal, mas é Revell, com alguns detalhes e barbeiragens de planejamento que fazem a vida do modelista ficar mais emocionante.
Tem algumas marcas de injeção e ninguém merece aquelas estacas de plástico que vêm segurando a capota (duas no para brisa dianteiro e duas no trazeiro) além de uma em cruz no alojamento do motor.
Pra cortar precisa de uma motosserra .
A parte de baixo da frante do carro vem em duas partes e se você colar antes de pintar, depois vai ser uma guerra pra colocar o chassis com o radiador.
A planta orienta a colar depois de pintado, mas aí vai ficar uma emenda legal
A tampa do radiador é pra ficar alinhada com uma abertura que tem logo à frente do capô do motor, mas ela fica bem pra frente e some no fechamento, tornando a tampa sem utilidade.
Vamos ao kit:
O kit no primer.
Utilizei o primer da Mr. Base White 1000.
É um primer super fino e que dá um acabamento que até parece a pintura final.
Utilizei o branco pois a cor vermelha exige uma base branca e outra amarela pra não "apagar".
Aqui com a pintura definitiva já lixada, só esperando o verniz.
Em busca de referência, descobri que esse modelo 1962 foi pintado com o "Rosso Corsa", usado no kit.
Vale lembrar que antes da aplicação do Rosso Corsa foi dada uma demao de amarelo pra "acender" o vermelho.
Alguns detalhes:
Chassis com algumas peças da suspensão e diferencial.
Detalhamento do motor.
Resolvi dar uma "melhorada", começando pelo cabeamento da velas.
Aqui com os canecos do carburador. São 6 weber duplos
Um close do motor.
Repare que não existe a terceira polia para a correia dentada. O acionamento dos comandos é feito por corrente que fica dentro do motor.
Motores que estou usando como referência.
Hoje só existem três dessas Ferraris 250 GTO, todas em mãos de colecionadores, tendo sido a última arrematada por US$ 50 milhões, sendo:
- Uma vermelha que foi fabricada com o chassi nº 3757 em 1962 e foi usado em várias corridas entre 1962 e 1965 e foi adquirida por Nick Mason em 1978
- Uma azul com faixas brancas (número 24) foi fabricada com o chassis nº 3987 e foi vendida para a Mecom Racing do Texas em 1962 e ganhou o TT Nassau dirigida por Roger Penske. Em 1963 ganho o GT Class em Sebring
- Uma verde com a frente branca, chassis nº 4491 um carro da British Petroleum que ganhou várias corridas em 1963 e 1964. Em 1974 a Piper(???) comprou o carro e em 1981 foi vendida para a Itália (acho que foi esse que foi arrematado por um milionário desconhecido).
Essas são as únicas 250 GTO originais existentes.
Foram fabricados somente 33 exemplares da 250 GTO e cada carro exigia 1600 horas de trabalho até ficar pronto
O projeto original foi baseado no da 250 GT Berlinetta Passo Corto.
Aqui alguns detalhes da suspensão.
Não se assustem com os defeitos que aparecem na foto. É que foram tiradas com uma lente muito potente mas a vivo não se vê.
As molas vermelhas foram invenção minha, assim como algumas peças da suspensão dianteira e trazeira que ainda não foram colocadas e que pintei de vermelho pra fazer um detalhe e acompanhar a cor do carro
Essa tubulação cor de laranja não existe no kit original e vai simular a tubulação de alimentação dos carburadores com uma extremidade sainda da bomba de gasolina (que também não existe e vou ter que fazer) e outra ponta vinda do tanque de combustível.
Agora estou trabalhando na fiação dos dois distribuidores (um pra cada conjunto de 6 cilindros) na mangueira de agua do radiador e na fixação da tubulação de combustível. Logo mais tem atualização.
Críticas, sugestões, palpites e pentelhações serão bem vindas.
Um abraço,
Seu Luiz